quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pedro strikes back!

Já se passou muito tempo desde que vos mostrei o primeiro vídeo. Como o próximo está a dar mais trabalho para fazer do que eu pensava, pensei que seria melhor não vos deixar em modo "cold turkey" e fazer uma versão de uma banda de que gosto para não vos deixar a seco tanto tempo.

Os Memória de Peixe são uma banda que conheci no ano passado e da qual fiquei instantaneamente fã. Embora sejam constituídos por apenas dois membros (guitarra e bateria), soam como se fossem mil ao mesmo tempo.

O nome da banda explica-se pelo facto de construírem as suas músicas com a ajuda de um pedal de loops, que permite gravar pequenos riffs de alguns segundos e replicá-los continuamente, sendo possível a seguir construir novas texturas por cimas das que já estão gravadas. Acontece que eu não gosto lá muito desta forma de fazer música, porque acho que, normalmente, a forma como as camadas são adicionadas umas em cima das outras é um bocado denunciada e torna tudo repetitivo ao fim de algum tempo. Os Memória de Peixe fazem com que ninguém perceba como é que as músicas estão a ser feitas (a menos que vos digam ou que estejam atentos ao vivo) e torna tudo muito mais musical e orgânico.

A música que eu escolhi já estava perfeita no seu estado original, mas eu achei que a podia conspurcar um bocado. Pelo menos já me valeu um dos melhores elogios de sempre pela parte da minha namorada. "A deles é assim mais calminha e a tua é mais à bruta". Orgulho.

Embora eu tenha gravado a parte audio em takes completos e não em loop, decidi respeitar o espírito da banda e deixar a parte dos loops para os diferentes takes em vídeo, fazendo assim um vídeo splitscreen. Não copiei tudo nota por nota (senão o original já chegava e não era preciso fazer mais nada), mas mesmo assim, quem tiver curiosidade pela forma como a música deles é feita, consegue até aprender como funcionam algumas das camadas através do vídeo.

De resto, importa referir a lengalenga do costume. Se gostam de chocolate, vão ao supermercado mais próximo comprar chocolate, certo? Então se gostarem da música, sharem, laikem, ponham aos altos berros e dêem uma vista de olhos não só à minha página de facebook como à deles. A deles já deviam conhecer, caso contrário, shame on you!

Ah, e como de costume, isto em fullscreen e hd é muito mais do que para cima de espectacular!

https://www.facebook.com/pedromarquesmusic

https://www.facebook.com/memoriadepeixe


4 comentários:

A info-excluida disse...

Como é que isto ainda não tem comentários? Shame on you, pequeno leitor.

Pedro M. disse...

Também não é caso para tanta indignação, info-excluída. Se eu quisesse muitos comentários não punha aqui uma coisa que deu trabalho a fazer e que até está bem catita. Fazia era um post sobre sugestões de prendas de natal ideais ou sobre peidos.

busycat disse...

Muito bem, sim senhor. Beijinho

Samuel Martins Pinheiro disse...

Sobre peidos em loop "mémoria de peixe" também seria interessante. Ou não!
Estás lá, "ma'boy"!